quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Antonio stradivari

Antonio Stradivari



Wikipedia Antonio Stradivari, ou Stradivarius, como era mais conhecido, foi o mais famoso luthier -- profissional que fabrica e restaura instrumentos de corda -- de todos os tempos.

Italiano, ele nasceu em Cremona, provavelmente no ano de 1644 (não existem documentos que comprovem a data exata) e morreu na mesma região, em 18 de dezembro de 1737. Ainda muito jovem tornou-se discípulo de Nicolo Amati, com quem aprendeu a arte de fazer instrumentos como violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpas e outros.

O período em que Stradivarius mais se destacou foi entre 1700 e 1722, quando construiu os seus violinos mais famosos: o "Bets", em 1705, o "Cremonese", em 1715, o "Messiah" e o "Medici", ambos em 1716. Várias técnicas utilizadas por ele ainda não foram completamente desvendadas, mas se sabe que os tipos de madeira aproveitados eram o acero e a abeto.

A sonoridade única, obtida pelos violinos criados por Antonio Stradivari, gerou uma série de teorias. Uma delas diz que o segredo do timbre estava no verniz que ele usava, possivelmente proveniente de cinza vulcânicas. Outra teoria supõe que a alta qualidade do som vinha do tipo de madeira escolhido por ele, supostamente selecionado de navios naufragados. Após anos de contato com a água salgada, a madeira ficava mais dura e teoricamente melhor preparada.

Os instrumentos de Stradivarius se tornaram favoritos entre grandes intérpretes como Niccolo Paganini, Henri Vieuxtemps e Giovanni Battista Viotti. O legado do luthier, que morreu aos 92 anos, continuou através do trabalho de seus filhos, Francesco e Omobono.

Nenhum comentário: