O CÉREBRO LÓGICO
HABILIDADE: Matemática e Lógica
JANELA DO APRENDIZADO: Do nascimento aos 4 anos
O QUE NÓS SABEMOS: Os circuitos para a matemática residem no córtex cerebral, perto dos circuitos da MÚSICA.
Crianças que mal começam a andar receberam ensinamentos de conceitos simples, tais como “um” e “vários”, saem-se melhor em matemática. Aulas de Música podem ajudar no desenvolvimento de habilidades espaciais.
O QUE NÓS PODEMOS FAZER SOBRE ISTO: Brincar com jogos de contar com a criança. Sentá-la em uma mesa para aprender relações de um-para-um; um prato, um garfo por pessoa. E, para “cercar” suas apostas, tocar um CD de Mozart.
O CERÉBRO DA LINGUAGEM
HABILIDADE: Linguagem
JANELA DO APRENDIZADO: Do nascimento aos 10 anos
O QUE NÓS SABEMOS: Os circuitos no córtex auditivo, representando os sons que formam as palavras, são conectados por volta da idade de 1 ano. Quanto mais palavras uma criança ouvir por volta dos 2 anos, mais o seu vocabulário vai crescer. Problemas de audição podem prejudicar a habilidade de combinar sons e letras.
O QUE PODEMOS FAZER SOBRE ISTO: Fale com seu filho – bastante. Se você quer que ele domine uma segunda língua, introduza-a por volta dos 10 anos. Proteja s sua audição tratando infecções do ouvido prontamente.
O CÉREBRO MUSICAL
HABILIDADE: Música
JANELA DO APRENDIZADO: Dos 3 aos 10 anos
O QUE NÓS SABEMOS: Os violinistas têm uma área maior de seu córtex sensorial dedicada aos dedos que dedilham de sua mão esquerda. Poucos violinistas que são concertistas começaram a tocar mais tarde do que aos 10 anos de idade. É muito mais difícil aprender a tocar um instrumento depois de adulto.
O QUE PODEMOS FAZER SOBRE ISTO: Cante Músicas com as crianças. Toque músicas melódicas e estruturadas. Se uma criança demonstra aptidão ou interesse Musical, ponha um instrumento na sua mão o mais cedo possível.
Fonte: A Importância da Música para as crianças
ABEMÚSICA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA MÚSICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário